segunda-feira, 20 de abril de 2009

Chacais

Os chacais são pequenos canídeos que habitam o continente africano e parte da Ásia. Existem atualmente 3 espécies, o Canis mesomelas ou chacal de dorso preto, o Canis aureus ou chacal dourado e o Canis adustus ou chacal listrado. Alguns consideram o Canis simensis também chamado de lobo etíope

como uma espécie de chacal, chamado de chacal simian ou chacal etíope mas ele se diferencia dos demais em sua aparência física e comportamento social por isso preferimos classificá-lo separadamente.

O Chacal-de-dorso-negro (do persa شغال shoghal) (Canis mesomelas), é um membro da família Canidae.

Com um ano de idade ele alcança a maturidade sexual. Tem cerca de 4 a 8 crias, precisando de um período de gestação de dois meses. Seu peso de adulto é de 10 a 15 kg, com um comprimento de 80 cm a um metro, e uma cauda de 20 cm.

Vive em regiões muito secas, mas evitando o deserto. Este tipo de habitat encontra-se nos Bálcãs, na Grécia, na Turquia, no norte da África e o sudeste da Ásia, de onde ele é nativo.

Tem hábitos noturnos, e durante o dia escapa do calor refugiando-se no seu esconderijo, entre as rochas, ou debaixo da vegetação. Possui uma grande resistência que o permite correr grandes distâncias durante toda uma noite se precisar. Ainda que goste de uma vida solitária, pode chegar a formar pequenos grupos conformados pela sua própria família. Alimenta-se de pequenos mamíferos, insetos e répteis, mas prefere as carcaças.

Integra-se sem medo aos núcleos populacionais, sem saber que é temido pelo homem devido ao fato de transmitir a raiva.


O Chacal-dourado (Canis aureus), também conhecido como chacal-asiático ou chacal-comum é uma espécie de chacal distribuída pela Ásia e África. Os chacais dourados são a espécie de chacais de maior distribuição, eles habitam as savanas, os desertos e até algumas florestas tanto no continente africano como em algumas regiões na Ásia. Têm preferência pelos climas secos e as áreas abertas. Sua pelagem varia de acordo com a região e a estação, indo do amarelo ao dourado pálido, podendo apresentar marcação marrom-claro. Os chacais dourados vivem aos pares, compostos por casais monogâmicos ou em pequenos grupos familiares, formados pelos pais, filhotes jovens e, ocasionalmente, filhotes do ano anterior que permanecem com a família e ajudam os pais a cuidar da prole mais recente. Os filhotes nascem pesando entre 200g e 250g e só abrem seus olhos 10 dias após o nascimento. Depois de desmamados os filhotes são alimentados por regurgitação. Ambos os pais, e as vezes um filhote mais velho também, cuidam da ninhada e os filhotes atingem a maturidade depois de 11 meses.

Os territórios do chacal dourado têm aproximadamente 3km quadrados e são guardados contra intrusos tanto pelo macho como pela fêmea. Esta espécie é conhecida por abater filhotes recém-nascidos de gazelas e outros antílopes pequenos para se alimentar, mas também podem comer os restos de presas grandes abatidas por leões, chegando mesmo a enterrar as sobras para comer mais tarde. São animais comunicativos com vários uivos e chamados próprios, podendo uivar aos pares para demonstrar a existência de um casal fixo no território.

Estes chacais possuem um dieta bastante variável, se alimentando tando de animais quanto vegetais em proporções bastante próximas (54% animal e 46% vegetal). Dependendo da estação podem se alimentar de filhotes de antilopes, roedores, insetos ou frutas.


O Chacal-prateado é uma espécie de chacal existente em África.

O chacal listrado é encontrado principalmente na África tropical, em áreas arborizadas, savanas, pântanos e regiões montanhosas, mas aparentemente não são encontrados em florestas chuvosas. Também são encontrados ao redor de áreas urbanas e plantações. Essa espécie tem pernas e orelhas mais curtas que os demais chacais. Sua pelagem varia do acinzentado ao ocre e com uma ponta branca nas caudas. O seu nome vem de marcações em listras localizadas nas laterais do corpo. Esta espécie tem uma constituição mais robusta que as demais e os machos costumam ser levemente maiores e mais pesados que as fêmeas.

Esta espécie é monogâmica e machos e fêmeas formam casais para toda a vida. Normalmente são encontrados vivendo aos pares ou sozinhos mas grupos maiores podem se formar em áreas onde o alimento é farto, só que são muito raros. Os filhotes desta espécie amadurecem mais rapidamente que os demais chacais, atingem a maturidade aos 8 meses e são independentes dos pais aos 11 meses.

Sua alimentação é tipicamente onivora e varia de acordo com a região onde vivem. Insetos, camundongos, pássaros ovos, carcaças, frutas e matéria vegetal estão entre seus princiais alimentos.


As fontes são: Aqui, aqui, aqui e aqui.


Nenhum comentário: